quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Você é ansiosa?


Lucas 10.41 - E respondendo Jesus disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas.
Temos que encarar o fato que a maioria de nós somos ansiosas e que a ansiedade de uma forma ou de outra afeta as nossas vidas, roemos unhas, andamos de um lado para o outro, a cada minuto maquinamos o problema, fazemos manobras e suposições desesperadas para resolver sem sucesso o nosso quebra cabeça, não dormimos a noite tudo por causa da PREOCUPAÇÃO.Nos preocupamos conosco, com marido, filhos, escola, notas, se o dinheiro dará ou não para as contas mensais e futuros imprevistos... Como colunas, centro do lar, parece que os problemas de todos da familia giram ao nosso redor. Com tantos impassem a serem resolvidos diariamente, temos que encarar uma triste realidade: MUITAS DE NÓS SOMOS ANSIOSAS. Estamos vivendo uma epidemia de ansiedade e preocupação. Li recentemente um artigo que dizia que mais da metade dos norte americanos foram considerados ansiosos crônicos. Marta provavelemente era uma ansiosa crônica, e Jesus foi franco com essa mulher.
Mas antes de continuarmos voltemos a pergunta do título: Você é ansiosa? Aí vão alguns sintomas da ansiedade:
1. Você gasta tempo com preocupações inúteis e não construtivas.
2. As pessoas ao seu redor comentam que você se preocupa demais.
3. Você sabe que suas preocupações são irreais e exageradas, mas ainda assim não consegue controlá-las.
4. As vezes de tanto se preocupar, você sente sintomas físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos, respiração ofegante, folego curto, suores, tonturas ou tremores.
A ansiedade começou no Jardim do Éden. O fato é que nós não fomos criadas para nos preocupar, Deus iria prover todas as coisas, se quiséssemos alimento acharíamos com facilidade, na hora de receber um marido Deus mostraria claramente quem seria, sem estresse, brigas, confusão, incerteza, etc. Mas por causa do pecado perdemos o direito de morar no Jardim e a partir daquele momento passaríamos a viver a nossa própria sorte. O nosso corpo e mente não estão preparados para sofrer ansiedade. Por isso que esses tem que ser sentimentos a serem evitados.SE QUISERMOS TER VIDAS SADIAS, TEMOS QUE DEIXAR A NOSSA ANSIEDADE PARA TRÁS.
Uma vez li que a preocupação é como uma cadeira de balanço... ela lhe dá algo para fazer mas não te leva a lugar nenhum! Veja só essa estátistica:
40% das preocupações são coisas que nunca acontecerão
30% se referem ao passado - que não pode ser mudado
12% dizem respeito a crítica alheia que na maioria das vezes não tem fundamento
10% são sobre saúde que piora com o estresse
8% se referem a problemas de verdade - que podem ser resolvidos
Diante desses números, percebemos que a preocupação é realmente uma perda de tempo. Mais do que perda de tempo, ela nos causa danos fisicos e emocionais. A ansiedade crônica afeta a circulação, as glândulas, todo sistema nervoso e atinge profundamente o coração. Provérbios 12.25a - A ansiedade no coração do homem o abate.
A bíblia fala 25 vezes no Novo testamento que a ansiedade deve ser evitada.
Mateus 6.27 - Qual de vós por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?
1 Pedro 5.7 - lançando sobre ELe a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós
Filipenses 4.6a - Não andeis ansiosos de coisa alguma.
Por que a bíblia nos adverte evitar o medo e a preocupação? Por que Deus sabe que a preocupação abala o nosso relacionamento com Deus. A PREOCUPAÇÃO FIXA NOSSOS OLHOS NA SITUAÇÃO AO INVÉS DE FIXAR NAQUELE QUE DÁ A SOLUÇÃO DO PROBLEMA.
Por muito tempo a ansiedade me impediu de ser uma mulher virtuosa. Será que a ansiedade também tem te impedido de ser a mulher que Deus quer que você seja?
É momento de lançarmos nossa ansiedade diante de Jesus, porque ele tem cuidado de você. Toda vez que sua ansiedade quiser falar mais alto, leia Mateus 6.
Para encerrar algumas dicas de como estou conseguindo a cada dia domar a ansiedade do meu coração:
1 - Viva um dia de cada vez - "Basta cada dia seu próprio mal." A ansiosa não vive o hoje porque sempre está no passado ou no futuro. Aproveite o hoje que o Senhor fez para você desfrutar - Este é o dia que o Senhor fez!"
2 - Controle a imaginação - "Porque como imagina a sua alma, assim ele é.
3- Confie em Deus - " Não tema as más notícias." Salmo 112.7
4 - Medite nas promessas de Deus- Fale para as suas dificuldades, ansiedades e preocupações o que a Palavra de Deus diz a respeito delas - Tenha um caderno com as promessas que Deus fez para você, quando tiver em dificuldades é só abri-lo e declarar as promessas que Deus te fez nos seus encontros com Deus.
5 -Ore - Em outras palavras FALE COM DEUS.
6 - Descanse - No tempo de Deus(que é perfeito) e não no nosso as coisas acontecerão na sua vida.
Entrega teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará - Salmo 37.5 - O bebê da foto descansa por que confia que a mamãe Dani vai suprí-lo em todas as suas necessidades... que tenhamos a mesma confiança em Deus que os nossos filhos tem em nós!
Fique na paz
Pra. DANI
p.s.: Se você pulou várias partes desse post e foi logo para o final, a resposta para VOCÊ É ANSIOSA? é SIM e das CRÔNICAS!!! Sua primeira tarefa de casa é voltar e ler palavra por palavra...

7 comentários:

  1. VERDADE DANI, A ANSIEDADE É O ESTADO CARACTERIZADO POR MEDO, APREENSÃO,
    MAL-ESTAR, DESCONFORTO, INSEGURANÇA, ESTRANHEZA DO AMBIENTE OU DE SI MESMO E, MUITO FREQUENTEMENTE, PELA SENSAÇÃO DE QUE ALGO DESAGRADÁVEL ESTÁ PARA ACONTECER,CREIO QUE INFELIZMENTE TODOS TEMOS UM POUCO DESSA DOENÇA CHAMADA ANSIEDADE...

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Sisa, por isso temos que dizer NÃO a esse sentimento.

    ResponderExcluir
  3. nossa como é verdadeira essa palavra, trabalho com um grupo de mulheres e a cada dia temos que estar lidando com ansiedade de cada uma e depois chegamos a conclusão que não vale a pena ficar assim. Vamos descansar no Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani,
    Aceitei a dica e comprei o livro : Como ter um coracao de Maria num mundo de Marta. Ja li e fui edificada, creio que essa sera a pregacao de hoje a noite do culto de mulheres aqui em Natal, depois te conto.
    beijo
    Ale

    ResponderExcluir
  5. Como sofremos antecipadamente, ou por coisas que não estão no nosso controle resolve-las. Essa palavra mostra o quanto deixamos a incredulidade tomar conta de nossos corações as vezes,e que sem perceber facílmente tiramos nossos olhos do Senhor. Realmente precisamos confiar e descansar, crendo que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!
    Bjs, Babi

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani,
    estava pesquisando na net sobre ansiedade para o próximo culto, e achei seu blog....que benção essa mensagem, e adivinha: fui direto para o final do post....rs, acho que sou mais ansiosa do que imaginava...
    Temos realmente que aprender a confiar e descansar mais no Senhor, assim como nossos filhos confiam em nós.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adivinha! Eu fui direto ao final e dei de cara com o p.s. ... Uma pessoa que em pleno sábado (início do domingo) está trabalhando até 00:47, querendo resolver todos os problemas do a uma hr dessas, só poderia ser ansiosa! CRONICA!
    Minha tarefa de casa está aqui e nadamais, prometo que depois vou descansar.
    Beijos!

    ResponderExcluir